2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

O MAIOR ENGODO MUNDIAL

(imagem de domínio público)

por Cyro Saadeh*

Neste mundo já tivemos duas Itálias, dois Vietnãs, duas Alemanhas e quase dois Estados Unidos com a guerra da secessão. Porém, as divisões ainda remanescem na China e na Coréia. O problema não é tanto o território desses países que diminui, atingindo via transversa a sua importância geopolítica e econômica, mas sim a população. Pessoas integrantes de uma mesma família se separam à força, e isso não é exceção, é regra nestes casos. Enquanto algumas pessoas de uma mesma origem permanecem de um lado da fronteira fictícia, demais integrantes observam à distância da outra margem. A causa disso não é natural, é humana.




É o mundo em que vivemos, globalizado, mas nem tanto. Unido apenas na pretensão econômica, mas não de cada ser humano.


As potências colonialistas, como Espanha, Inglaterra e França, dividiram a América Latina, a África, a Ásia e o Oriente Médio de forma totalmente irresponsável, unindo tribos inimigas, separando etnias e fazendo divisões com régua, sem respeitar as formações naturais. Hoje ainda vemos o resultado disso nas inúmeras guerras não hollywoodianas dos miseráveis ou pobres no mundo afora.


Os antigos impérios foram negligentes na divisão dos territórios colonizados. E são esses mesmos países com resquícios imperialistas que fomentam a globalização econômica mundial, sempre às custas da população daqueles territórios que já foram objeto de terrível colonização.


Surge daí a aberração: os que fomentaram a divisão equivocada de países tentam unir a população mundial não em um único território, mas naqueles fragmentos de terra demarcados pelos hoje donos da economia mundial.

Antes, as potências coloniais extraiam o ouro e os escravos das colônias. Hoje, elas extraem a fé, o dinheiro e a força produtiva. A tão falada globalização serve de fonte de canalização de lucro para as grandes corporações dos países que há anos comandam os rumos do planeta.


Na verdade, a globalização serve justamente para multiplicar o capital dos detentores do poder, separando os ricos dos miseráveis, em escala global, às custas da degradação da natureza e do próprio espírito crítico e cultural do ser humano.


Após tudo isso, não há como não concluir que a globalização é o maior engodo mundial, com viés separatista, sim.
__________________________________________________
* jornalista

100 BRASILEIROS

Tem uma publicação interessantíssima do Governo Federal sobre 100 brasileiros que são destaque em várias atividades: arquitetura, artes, ciência e tecnologia, cinema, esportes, heróis desconhecidos, heróis militares, literatura, música, pensadores, personagens da história e teatro. Dá pra baixar pela internet. A página é
http://www.brasil.gov.br/noticias/publicacoes/publicac_teste/100brasileiros/

Recife, Olinda e Porto de Galinhas – Roteiro Express!

Gente, essa semana meu noivo foi para Recife e de repente me bateu uma vontade de conhecer esse lugar! (E hoje eu vou para lá!). Então achei super oportuno aproveitar essa coluna para já preparar o meu super roteiro express, afinal vou ficar apenas 3 dias por lá e ainda quero conhecer Olinda e Porto de Galinhas, claro! Será possível? Depois eu conto para vocês!
Recife é o destino propício para os apaixonados por calor, praia e sol. Lá a temperatura é quente o ano todo. Não importa a temporada que você irá, pois a capital pernambucana é ideal para curtir suas lindas e tentadoras praias a qualquer hora. É óbvio que se você puder ir no carnaval, melhor ainda. A festança é reconhecida e apreciada mundialmente e é a época em que se concentra o maior número de turistas, que despencam por lá em busca de muita diversão – e encontram! O grupo Galo da Madrugada é o maior chamariz, mas esse é um outro capítulo.
Falando em praia, a mais famosa é a Praia da Boa Viagem, que caiu no gosto dos turistas pela beleza de sua barreira de recifes naturais que cercam os seus 7 km de extensão de areia fina e águas mornas. Quando a maré está baixa, diversas piscinas naturais se transformam e garantem a diversão de todos que visitam esse paraíso. Cuidado com tubarões na maré alta, a dica é ficar bem antes da barreira de recifes para evitar qualquer “mordidinha”, já que a região tem alto índice de ataques dos bichanos.
Os apaixonados por mergulho podem se jogar no Areial São Martim, Pirapama, Vapor 48, Alfama de Lisboa, entre outros. Nesses lugares você pode visitar vapor de rodas, aviões e barcos naufragados em diversas profundidades. Mas não é só de praia que vive Recife. Atravessada pelos rios Beberibe e Capiberibe, também é conhecida como a “Veneza do Brasil”. O apelido se deu porque lá existem edifícios coloniais e becos tradicionais, além dos seus canais e pontes tão característicos.
O “Recife Antigo” é a essência da cidade. Foi a partir de lá que a região se desenvolveu e se transformou no que é hoje. Destaque para as construções centenárias que carregam em si um incrível valor arquitetônico. É nesse lugar que estão o marco zero e o Porto de Recife. Além das diversas igrejas e santuários é possível aproveitar uma tarde cultural na Casa da Cultura, Museu do Homem do Nordeste, Museu do Estado, Museu do Trem e o famoso Forte do Brum – um dos mais importantes fortes de Recife de antigamente é hoje um museu militar, que exibe desde armas antigas e modernas até o esqueleto de um soldado da época da invasão holandesa. Outra ótima pedida é o Pátio de S. Pedro, um casario colonial dos séculos 18 e 19 em volta da catedral de S. Pedro dos Clérigos. Lá está também a Casa do Carnaval, com estandartes e fantasias dos blocos e clubes, como o Elefante e o Pitombeira.
E já que você está em Recife, é praticamente uma obrigação visitar Olinda, afinal são só 7 km de distância da capital pernambucana. Palco das animadas agitações carnavalescas, as famosas ladeiras carregam em sua essência um rico patrimônio histórico em suas casas coloridas e mirantes, que nos remetem ao Brasil colonial. Igreja é o que não falta. São 20 construções barrocas que ficam no topo de colinas. Se estiver com tempo, visite as fábricas dos bonecões que desfilam ao ritmo do Frevo no tradicional e animado carnaval de Olinda. As belas praias também merecem fazer parte do roteiro. Apesar de serem impróprias para mergulho, são lindas e podem servir de cenário para um romântico passeio noturno.
Ah! Vale a pena também fazer uma pequena viagem de 26km até Maria Farinha, onde está o Veneza Water Park, um parque aquático que oferece uma ótima opção de lazer para os dias de calor, com suas piscinas de ondas, rios artificiais e toboáguas.
Outro lugar imperdível é Porto de Galinhas, sinônimo de praias estonteantes e riqueza natural incomparável. São muitas e muitas piscinas de águas claras e mornas, formadas entre corais, mangues, coqueirais, estuários e uma deliciosa areia branca. Qualquer uma das praias é belíssima, pode escolher entre a Camboa, Muro Alto, Cupe, Borete, Camarões, Maracaípe, Enseadinha e Serrambi, que são as principais e mais visitadas na região. Porto de Galinhas está localizada em Ipojuca, a apenas 70km de Recife. Todo mundo diz que a viagem vale a pena. E você acha que eu vou perder?
Queridos, vou ficando por aqui e prometo que vou contar a vocês como foi essa viagem relâmpago, mas que, com certeza, vai ser incrível!
Beijos e até semana que vem!

Tássia Miranda Dores, jornalista
tassiamiranda@uol.com.br


Fontes de Pesquisa:
http://www.recifeguide.com/brasil/
http://www.brasilcontact.com/destinies/pernambuco/br_recife.html
http://www.stw.tur.br/destinos-turisticos/pontos_turisticos/pontos_turisticos_olinda_PE.htm
http://www.tudoturismo.com.br/local.asp?cod=16&secao=sobre&t=Porto-de-Galinhas

A Felicidade

por LELIANE MORAES, jornalista


Eu sempre achei que felicidade estivesse relacionada ao amor, ao emprego bem sucedido, à estabilidade financeira, ao contentamento com o próprio corpo e por aí vão inúmeras possibilidades frustrantes. Mas, o amor pode acabar, o emprego pode desmoronar e seu cofre assim como seu corpo oscilam entre estações e períodos, portanto a felicidade também não seria uma oscilação?


Creio que o entusiasmo seja oscilante, sem dúvidas, porém a felicidade é uma paz interior, uma sensação de que a vida está seguindo conforme suas expectativas singelas. Um aproveitamento maior e produtivo das coisas que o mundo tem a nos oferecer, um raio de sol, o sorriso de uma criança, sei que isso pode estar parecendo livro de auto ajuda, porém é assim que me sinto, o que não tem remédio, remediado está.




O que adianta a busca incessante pela felicidade, se o que consideramos por felicidade é tão veloz quanto o segundo. A sensação de bem estar, de conformidade com nossas próprias vidas, supera qualquer momento de êxtase e é nesse estado que ficamos inconscientemente mais propícios a recebermos boas notícias.



Eu por vezes me revoltei com minha falta de sorte, praguejei os desastres que me pegaram desprevenida no meio de minha jornada, mas isso nada resolveu, mas quando acreditei que um dia tudo ia se ajeitar por si só, naturalmente as mudanças para melhor começaram a surgir...



O ser humano deve repetir todos os dias a frase: sou muito feliz e sem razões especiais, pela simples razão de existir! Amem-se acima de tudo que o resto é mera conquista momentânea, já o amor próprio é essencial e inabalável! Porque só depende de nós!

DE RASGOS ÁRABES

DE RASGOS ÁRABES... [CARA DE ÁRABE...]

02 a 06 de setembro de 2008
DE RASGOS ÁRABES... [CARA DE ÁRABE...] pretende ativar todos os indicadores que cultural, social e politicamente vinculam a América Latina ao imaginário que entendemos como mundo “árabe”. É uma realização da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
A programação inclui a realização de seminários e debates, exibição de filmes, apresentações musicais e intervenções visuais. Em São Paulo, onde acontece a segunda edição do projeto, são focados os indicadores locais que visualizam de forma mais clara o conflito de representação do árabe no contexto brasileiro.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada) / Palestras e apresentações musicais com entrada franca
Atenção: Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

PROGRAMAÇÃO

02.09 TERÇA

SALA CINEMATECA BNDES

17h00 PROGRAMA TRANSACCIONES/FADAIAT

19h30 TRANSACCIONES/FADAIAT: PRODUÇÃO, AUTORIA, CIRCULAÇÃO, CONFERÊNCIA DE JOAQUÍN VÁZQUEZ “SOMOS MOUROS, ESTAMOS NEGROS”: AS MARCAS DO ÁRABE NAS NOVAS TRANSAÇÕES CULTURAIS, CONVERSA ENTRE JOAQUÍN VÁZQUEZ E PEDRO G. ROMERO

03.09 QUARTA

SALA CINEMATECA BNDES

15h30 BARNABÉ, TU ÉS MEU

17h30 O BAILE PERFUMADO

19h30 APRESENTAÇÃO GERAL DO PROJETO DE RASGOS ÁRABES... POR ANA TOMÉ, PEDRO G. ROMERO, MICHEL SLEIMAN E FERNANDO GERHEIM ÁRABES E MUÇULMANOS NA TRÍPLICE FRONTEIRA: CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS E FORMAÇÕES IDENTITÁRIAS, CONVERSA ENTRE SILVIA MONTENEGRO, FERNANDO RABOSSI E PAULO HILU DA ROCHA PINTO (MEDIADOR).

04.09 QUINTA

SALA CINEMATECA BNDES

15h00 NOITE VAZIA

17h00 NAVALHA NA CARNE

19h30 APRESENTAÇÃO GERAL DO PROJETO DE RASGOS ÁRABES... NO BRASIL POR MICHEL SLEIMAN E FERNANDO GERHEIM IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA E ORIENTALISMO, DIÁLOGO ENTRE MILTON HATOUM E ALBERTO MUSSA

FOYER DA SALA CINEMATECA BNDES

21h30 CONCERTO ARTIFICIAL FREE USA, por KASSIM

05.09 SEXTA

SALA CINEMATECA PETROBRAS

19h30 APRESENTAÇÃO GERAL DO PROJETO DE RASGOS ÁRABES... NA AMÉRICA LATINA POR PEDRO G. ROMERO O ISLÃ AFRICANO NA DIÁSPORA: TATES-CORONGOS, INSURREIÇÃO E RESISTÊNCIA NEGRA NO BRASIL, CONFERÊNCIA DE ROGÉRIO DE OLIVEIRA RIBAS

SALA CINEMATECA BNDES

17h00 MADAME SATÃ

21h30 CONCERTO A MOURA ENCANTADA, de ANNA MARIA KIEFFER

06.09 SÁBADO


SALA CINEMATECA BNDES

20h00 PROGRAMA TRANSACCIONES/FADAIAT

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

O Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira
Recife, 1997, 35mm, pb/cor, 93’
Duda Mamberti, Luiz carlos Vasconcelos, Aramis Andrade, Chico Díaz
A história real do mascate libanês Benjamin Abrahão, homem de confiança de Padre Cícero, que se embrenhou no sertão pernambucano para filmar o cangaceiro Lampião e seu bando.

Barnabé, tu és meu, de José Carlos Burle
Rio de Janeiro, 1951, 35mm, pb, 90’ Exibição em DVD
Oscarito, Grande Otelo, Fada Santoro, José Lewgoy, Cyll Farney
Barnabé acidentalmente carimba uma de suas mãos com a estrela de David. Confundido com o sexto herdeiro de Salomão, é obrigado a se casar com a princesa Zulema, cuja a corte se encontra de passagem pelo Rio de Janeiro.

Madame Satã, de Karim Ainouz
Rio de Janeiro, 2002, 35mm, cor, 105’
Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flávio Bauraqui, Fellipe Marques
O homossexual João Francisco dos Santos – mais conhecido como Madame Satã – reinou absoluto nas vielas da Lapa dos anos 30, clássico reduto da boêmia e da marginalidade carioca.

Navalha na carne, de Braz Chediak
Rio de Janeiro, 1969, 35mm, pb, 99’
Jece Valadão, Glauce Rocha, Emiliano Queirós
Enquanto a prostituta Neusa Sueli sai às ruas para conseguir dinheiro, o cafetão Vado descança sossegado. O cotidiano do casal muda quando descobrem que estão sendo roubados pelo faxineiro Veludo, um homossexual viciado em drogas. Rara cópia de um clássico pouco conhecido do cinema brasileiro, adaptação da peça homônima de Plínio Marcos.

Noite vazia, de Walter Hugo Khoury
São Paulo, 1964, 35mm, pb, 93’
Norma Bengell, Odete Lara, Mário Benvenutti
Dois amigos da elite paulistana terminam a noite com prostitutas de luxo depois de rodarem as boates da cidade buscando fugir em vão de suas existências vazias. Filme indicado à Palma de Ouro de Cannes em 1965.

Programa TRANSACCIONES/FADAIAT (Exibição em DVD)

Estrecho Adventure, de Valeriano López,
Espanha, 1996, 35mm, cor, 6’
Curta de animação que trata de um dos principais problemas de sociedade espanhola atual: a imigração a partir do norte do Marrocos. Como num videogame, vemos o personagem Abdul enfrentar toda sorte de obstáculos para conseguir atingir seu objetivo: um emprego em solo espanhol.

Cuando los hombres lloran, de Yasmine Kassari
Marrocos, 2000, 57’
Filmado em Andalucia, este documentário retrata o sentimento de impotência e de vergonha dos imigrantes marroquinos que se negam a retornar para casa e revelar à suas famílias e amigos que fracassaram na busca por melhores condições de vida.

Living in Barcelona, de Zohr Rehihil
Espanha/Marrocos, 2001, vídeo digital, 15’
Um panorama da imigração marroquina em Barcelona através de rápidas entevistas com jovens desempregados que perambulam pelas ruas da cidade.

Boujad, a nest in the heat, de Hakim Belabbes
Marrocos, 1992, 45’
Diário de viagem do diretor, que sai de sua casa em Chicago para visitar sua família, na cidade natal de Boujad, no Marrocos.

A melhor amiga!

por LÚ MATOS*


“Minha melhor amiga cuida de mim,sofre comigo,me consola...
Minha melhor amiga chora comigo,me Poe no colo quando preciso...
Minha melhor amiga me escuta,me da broncas,levanta meu astral...
Minha melhor amiga,divide comigo suas dúvidas,aspirações,sonhos...
Minha melhor amiga,é também minha mãe...
Minha melhor amiga não me trai,não deseja o meu namorado!
Minha melhor amiga,faz papel de cupido...as vezes errando a flecha,mas sempre pensando no meu melhor!
Minha melhor amiga vibra toda vez que sou promovida...
Minha melhor amiga fica perto quando to chorando,cuida de mim por ser fraca e me ensina cada vez mais a ser mais forte!”



Minhas caras,
O texto acima,foi uma declaração de amor as minhas amigas!
Sim porque me sinto felizarda em ter mais que uma delas velando e cuidando de mim,com dedicação,carinho e respeito.
Gostaria que cada uma de vcs pudesse ter a sorte q tenho de ter esses braços protetores.
Nesse mundinho onde os interessses se sobrepõem a generosidade e respeito é realmente uma dádiva poder ter alguém que estará ao seu lado sempre.
Eu recomendo prestarem mais atenção as pessoas a sua volta!
Cultive poucos, mas bons amigos.Preste atenção nos momentos mais difíceis da sua vida,os bons amigos esses sim estarão lá.
E prontos pra te colocar pra cima.
Preste atenção porque muitos outros lá estarão,mas pra te colocar ainda mais pra baixo.Ou mesmo pra rirem de perto...
Eu acredito em pessoas, e minha fé diz que dar a cara pra bater faz bem a saúde,faz você ter cada vez mais, um faro aguçado para definir o caráter alheio.
Eu acredito em amizade verdadeira!Em amigas companheiras!
Se você tiver do seu lado alguém assim,não esqueça de dizer o quanto é importante tê-la como amiga,e esteja com ela pra o que der e vier,cultive com ela coisas boas e nunca guarde mágoas!Procure sempre falar o q aflige o q te deixou triste ou aborrecida,e resolva diretamente com ela.
Com a melhor amiga a gente resolve de imediato os problemas,não se guarda rancores...
Com a melhor amiga a gente chora junto,da bronca e fala a verdade mais doída!!!

E ela sempre vai te agradecer no final,porque tudo que se faz em nome do amor é entendido e respeitado.
Não esqueça de ouvi-la,de se preocupar com os problemas dela,as vezes somos egoístas e ficamos a maior parte do tempo exigindo atenção e esquecendo que ali também existe uma pessoa como você...
Com problemas,e aspirações tão importantes como as suas!
Já tive meu dedo podre e me decepcionei com os enganos de falsos amigos...
Isso só serve pra que a gente cresça e cada vez mais saiba dar o valor a quem realmente merece.
Quanto as decepções,elas não matam,ensinam a gente a viver mais.
Feliz de quem tem amigos de verdade,e com eles podem contar e cantar!
E eu canto e danço feliz ao lado delas!
E eu peço a Deus por cada uma delas,as que estão aqui bem pertinho,as que moram longe e nunca saem do meu coração.
Amizade existe,eu as tenho,verdadeiras jóias,verdadeiros anjos protetores.

Lu Matos, jornalista


Dedico esse texto as meninas lindas que fazem meu dia a dia cada vez mais feliz!
Patrícias,Karen,Silvana,Camila,Roberta,Flavia,Nanda,Ale,Pinni e
Déia!

Ai dos que crêem no Império


Ainda que muito breve, a guerra entre Geórgia e Rússia revelou algo chocante para o pensamento convencional. Menos de vinte anos após vencerem a Guerra Fria, os EUA já perderam a condição de poder mundial solitário. Na verdade, deixaram até mesmo de ser superpotência...
O mundo assistiu a uma mini-guerra no Cáucaso este mês. A retórica, embora apaixonada, foi muito irrelevante. A geopolítica é uma série gigantesca de jogos de xadrez a dois, nos quais os jogadores buscam vantagens de posição. Nestes jogos, é crucial saber as regras que permitem os movimentos. Cavalos não podem mover-se em diagonal.
De 1945 a 1989, o principal jogo de xadrez era jogado entre os Estados Unidos e a União Soviética. Era conhecido como Guerra Fria, e as regras básicas eram chamadas “Yalta”. A mais importante delas dizia respeito à linha que dividia a Europa em duas zonas de influência. Foi chamada por Winston Churchill de “Cortina de Ferro” e ia de Stettin a Trieste. A regra era: não importava quanto conflito fosse provocado na Europa pelos peões, eles não deveriam provocar uma guerra real entre os Estados Unidos e a União Soviética. E ao fim de cada episódio de conflito, as peças deveriam retornar para os postos de onde haviam saído. Esta regra foi observada meticulosamente até o colapso do comunismo em 1989, episódio marcado notoriamente pela destruição do muro de Berlim.
É perfeitamente claro, como todo o mundo observou na época, que as regras de Yalta foram revogadas em 1989, e que o jogo entre os Estados Unidos e a Rússia (a partir de 1991) mudou radicalmente. O maior problema desde então é que os Estados Unidos não compreenderam bem as novas regras. Eles proclamaram a si próprios — e foram proclamados por outros — a superpotência solitária. Em termos de regras de xadrez isto foi interpretado como se os estivessem livres para mover-se pelo tabuleiro da forma que bem entendessem. E, em particular, para trazer os antigos peões soviéticos para sua esfera de influência. Sob o governo Clinton, e de forma mais espetacular sob o de George Bush, os Estados Unidos foram levando o jogo dessa forma.
Havia um único problema: os Estados Unidos não eram a superpotência solitária; e sequer, uma super-potência. O fim da Guerra Fria fez com que deixassem de ser uma das duas superpotências, para se tornarem um Estado forte, em uma redistribuição verdadeiramente multilateral de poder real, no sistema inter-estatal. Muitos países grandes são agora capazes de jogar os seus próprios jogos de xadrez sem ter de pedir licença às duas super-potências de outrora. E eles começaram a fazer isso.
Derrotada a União Soviética, Clinton age para conquistar seus peões e ampliar a OTAN. Mas o grande delírio veio com Bush, que renegou acordos, invadiu o Iraque e quis controlar a Ásia Central
Duas grandes decisões geopolíticas foram tomadas nos anos de Clinton. Primeiro, os Estados Unidos forçaram bastante, e foram relativamente bem-sucedidos, para incorporar os antigos satélites soviéticos do Leste Europeu à OTAN. Tais países estavam ansiosos por este ingresso, ainda que os Estados-chave da Europa Ocidental — Alemanha e França — relutassem de algum modo. Percebiam que a manobra norte-americana também os transformava em alvo, ao limitar a liberdade de ação geopolítica que recém haviam adquirido.
A segunda decisão estratégica norte-americana era tornar-se parte ativa nos realinhamentos de fronteiras na antiga República Federal da Iugoslávia. Isto levou-os a sancionar — e reforçar, com suas tropas — a secessão de facto do Kosovo em relação à Sérvia.
Mesmo sob Yeltsin, a Rússia sentia-se descontente com estas duas iniciativas geopolíticas norte-americanas. No entanto, a desordem politica e econômica naqueles anos era tão grande que o máximo que podiam fazer era reclamar — deve-se dizer que de um modo um tanto débil...
George W. Bush e Vladimir Putin assumiram o poder mais ou menos simultaneamente. Bush decidiu levar adiante as táticas da potência solitária (em que os Estados Unidos decidem por si mesmos como mover suas peças) com muito mais audácia do que Clinton havia feito. Em 2001, recuou do tratado anti-mísseis assinado com a União Soviética, em 1972. Depois, anunciou que os Estados Unidos não se prontificariam a ratificar os novos tratados assinados por Clinton em 1996; o Tratado de supressão dos testes nucleares [Compreensive Test Ban], e as mudanças acordadas para o tratado de desarmamento nuclear SALT II. Para completar, comunicou que Washington manteria seu projeto de militarização do espaço, conhecido como "escudo anti-mísseis".
E, é claro, Bush invadiu o Iraque em 2003. Como parte deste envolvimento, os Estados Unidos vislumbraram e obtiveram direitos às bases militares e de sobrevôo nas repúblicas da Ásia Central — que anteriormente faziam parte da União Soviética. Além disso, promoveram a construção de óleodutos e gasodutos que procuravam tornar desnecessários os sistemas russos. E finalmente entraram em acordo com a Polônia e a República Tcheca para estabelecer pontos de defesa de mísseis, sob alegação de defesa contra o Irã. A Rússia, porém, os viu como voltados contra si.
Duas causas imediatas explicam a guerra. Diante da independência do Kosovo, a Rússia reivindicou direitos iguais. E, sem exército, Saakshvilli acreditou no conto do poder unilateral de Washington
Putin estava disposto a resistir com mais força que Yeltsin. Como jogador prudente, porém, ele se preocupou primeiro em fortalecer sua base, restabelecendo a autoridade central e revigorando o aparato militar russo. Neste período, as marés da economia mundial mudaram, e a Rússia tornou-se de repente um rica e poderosa controladora de reservas e linhas de abastecimento de petróleo e gás natural, dos quais os países ocidentais dependem fortemente.
O presidente russo começou começou a agir. Negociou acordos com. Manteve relações próximas com o Irã. Começou a pressionar os Estados Unidos para fora das bases militares na Asia Central. E se posicionou firmemente contra a extensão da OTAN em duas zonas estratégicas: Ucrânia e Geórgia.
O colapso da União Soviética deflagrou movimentos separatistas em diversas de suas antigas repúblicas, inclusive a Geórgia. Quando, em 1990, a Geórgia buscou acabar com o status de autonomia das zonas étnicas não-georgianas, estas imediatamente proclamaram-se Estados independentes. Não foram reconhecidos, mas a Rússia garantiu sua autonomia.
As causas imediatas para a mini-guerra destes dias têm dupla origem dupla. Em fevereiro, Kosovo institucionalizou sua autonomia de facto. Este movimento foi apoiado por e reconhecido pelos Estados Unidos e por boa parte dos países europeus. A Rússia alertou, na época, que a lógica deste movimento aplicava-se igualmente às secessões de facto nas antigas repúblicas soviéticas. Na Geórgia, a Rússia agiu imediatamente, pela primeira vez, reconhecendo a independência de jure da Ossétia do Sul, em resposta direta aos fstos em Kosovo, Em abril, os Estados Unidos propuseram, durante reunião da OTAN, que a Geórgia e a Ucrânia fossem recebidas, em um plano de adesão chamado Membership Action Plan. Alemanha, França, e o Reino Unido opuseram-se a isso, alegando que seria uma provocação à Rússia.
Neoliberal e fortemente pró-Washington, o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, estava agora desesperado. Ele deu-se conta de que a reafirmação da autoridade georgiana na Ossétia do sul (e na Abkházia) poderia perder-se para sempre. Aproveitou-se de um momento em que a Rússia estava supostamente desatenta (Putin, agora primeiro-ministro nas Olimpíadas; o presidente Dmitri Medvedev de férias) para invadir a Ossétia do Sul. Seu exército fracassou completamente, como era de esperar. Mas Saakashvili imaginou que estivesse forçando a mão dos EUA (aliás, da Alemanha da França também).
Como nota irônica, a Geórgia, uma das últimas aliadas dos Estados Unidos na coalizão no Iraque, retirou todos os 2 mil soldados que ainda mantinha por lá
Ao invés disso, ele teve uma resposta imediata da força militar russa, que esmagou a pequena armada georgiana. De George W. Bush, obteve retórica. Mas afinal de contas, o que Bush poderia fazer? Os Estados Unidos não são uma super-potência. Suas forças armadas estão atoladas em duas guerras sem perspectivas no Oriente Médio. E, mais importante que tudo, eles precisam muito mais da Rússia do que o contrário. O ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, frisou, num artigo publicado pelo Financial Times, que a Rússia é um "parceiro do Ocidente no Oriente Médio, Irã e Coréia do Norte”.
A Rússia também controla, em essência, o abastecimento de gás da Europa Ocidental. Não por acaso, foi o presidente Sarkozy da França — e não Condolezza Rice — quem negociou a suspensão do conflito. No acordo firmado entre os dois países, a Geórgia faz duas concessões essenciais. Compromete-se em não mais utilizar a força contra a Ossétia do Sul, e aceita um documento que não faz nenhuma referência a sua integridade territorial.
A Rússia saiu, portanto, muito mais forte que antes. Saakashvili apostou tudo o que tinha e está agora geopoliticamente falido. Como nota irônica, a Geórgia, uma das últimas aliadas dos Estados Unidos na coalizão no Iraque, retirou todos os 2 mil soldados que ainda mantinha por lá. Estas tropas jogaram um papel importante nas áreas xiitas, e agora precisam ser substituídas por tropas norte-americanas, que terão que deixar outras áreas.
Quem joga o xadrez geopolítico precisa conhecer suas regras. Do contrário, corre o risco de ficar emparedado.
copyleft
matéria publicada originalmente no DIPLO - Le Monde Diplomatique Brasil

Corram! Última semana!! E ainda ajudam o próximo!

por FLÁVIA G. BUENO*


Acontece, em várias cidades do nosso Brasil, uma mega liquidação, só que de restaurantes! É a terceira edição do chamado Restaurant Week, que vai só até dia 31 agora e a
juda a Fundação Ação Criança, que alimenta diariamente 5000 crianças de 0 a 7 anos. Esse evento é uma promoção em que participam 50 restaurantes em São Paulo, com precinhos acessíveis.

Para a dica, me restrinjo à minha cidade, Sampa. Na seleção dos locais estão os melhores da cidade, e os valores são R$ 25,00 e R$ 39,00 para almoço e jantar, respectivamente, com direito a tudo (entrada, prato principal e sobremesa), claro que as bebidas estão fora, ah, e o couvert também não entra no bem bolado.

A primeira edição do Restaurant Week aconteceu em Nova York junto com o Fashion Week.

Surgiu aqui no Brasil no ano passado, só em São Paulo, e hoje acontece também em Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Sauípe.

Além da comilança, a organização faz uma parceria com a Fundação Ação Criança, com arrecadações de R$ 1,00 para quem quiser doar. E não custa nada, ainda mais com a economia nas refeições...


Bom, como essa é a última semana, corram e reservem lugares! Os restaurantes fazem reservas sim, e ainda dá tempo! Confiram o lugar no site (http://www.restaurantweek.com.br/), vejam os cardápios e façam a sua escolha, ou por que não, escolhas! Mas prestem atenção, há lugares que servem apenas o almoço ou o jantar. Bom apetite!

______________________________________

* jornalista

O POETA

A poesia não surge meramente das palavras, mas principalmente da capacidade de visualizá-la no meio das letras dispostas. O verdadeiro poeta tem que ter a capacidade de permitir a fácil visualização daquilo que poucos poderiam, em princípio, enxergar.
_________________________________
* por CYRO SAADEH, jornalista

O HUMANISMO EXIGE QUE SE PENSE NO TODO

por CYRO SAADEH*

Devemos pensar no todo, mas não podemos deixar de pensar em cada ente e nas poesias envolvidas nas questões sob análise.

Quando se fala em desenvolvimento, pensamos nas construções de hidrelétricas e nos esquecemos da natureza e dos que viveram por anos na terra a ser submersa. Também nos esquecemos dos empregos que aquela terra e água não barrada gerava à população. Ao se decidir, tem que se ponderar todos os lados para haver o equilíbrio necessário.

A sensibilidade demonstrada pela visão do mais fraco é importante, mas talvez não decisória. A racionalidade do progresso é importante, mas também não é suficiente para emitir-se uma decisão.

No equilíbrio da análise dos pontos de vista, das questões em jogo e dos detalhes de sensibilidade é que vêm a decisão menos injusta.

Jamais podemos esquecer que vivemos para tornar a vida humana menos indigna sob todos os aspectos. O progresso econômico pode ou não implicar na maior ou menor indignidade. De certo, a dignidade somente vem à baila quando se respeita o ser humano e os sonhos, vontades e necessidades de cada um dos que se apresentam com problemas a serem solucionados.

Ditaduras e visões voltadas apenas à economia podem solucionar problemas de desenvolvimento econômico, mas jamais o desenvolvimento humano e de humanidades.

Por isso, ver uma lágrima e sensibilizar-se é a melhor maneira de colocar em uma balança os pesos envolvidos na decisão.

Ao administrador público cabe considerar essas necessidades dos que serão administrados. Afinal, é administrador público e não de interesses privados.
________________________________________________________
* escritor e jornalista

SEXUALIDADE MASCULINA: DESEJO "VERSUS" AFETO

por ALEXANDRE SAADEH*

Existe uma grande controvérsia social, familiar, de boteco, de que os homens apresentam desejo sexual mais intenso que as mulheres. Se formos analisar na superfície dos fatos e na atualidade, tal afirmação soa correta. Biologicamente, por termos mais hormônio testosterona circulante, nosso desejo tende a ser maior, mas em linhas gerais, talvez o que pese mesmo é o fator social/cultural que tanto pesa na sexualidade feminina. Desejos, todos têm, sejamos homens, mulheres, heterossexuais, homossexuais, transexuais. O que fazemos com ele é que se torna interessante.

Culturalmente, para os homens é muito fácil separar desejo de afeto; tesão de amor. Talvez isso seja muito difícil de uma mulher entender e pior ainda, aceitar! Já para as mulheres, é muito comum que desejo e afeto sigam juntos. Nos tempos atuais isso tem se modificado um tanto, mas ainda é o comportamento mais característico entre as mulheres. E o fator “físico” sempre pesa mais entre os homens que entre elas no quesito atração e desejo.
Isso tem uma importância no que entendemos por relações monogâmicas e exclusivas. O permanente desejo expresso para uma única mulher não é o comum e nem o mais natural. Se formos nos basear na teoria da evolução, ou mesmo na Psicologia Evolutiva, não faz sentido algum um homem se manter “preso” sexual e afetivamente em uma só mulher. Muitos driblam essa restrição social, que teve e ainda tem uma relativa importância, por meio de sexo casual ou mesmo de masturbação.
Muitas mulheres têm dificuldade em compreender e aceitar essa realidade. Isso não quer dizer que esteja tudo liberado e que está tudo explicado e entendido. Estamos falando de relações afetivas e familiares, que nunca são simples nem de fácil acomodação. Mas essa é uma realidade com a qual devemos lidar e não fazer vista grossa. Muitos casais se mantêm com relações extraconjugais. Os homens muitas vezes com relações sem vínculos afetivos importantes. Já as mulheres com relações que tendiam para o afeto, mas que nos últimos anos se aproximam do padrão dito masculino.
Acho que o mais importante é que não existe o certo nem o errado em termos de relação afetiva e sexual. Cada casal irá encontrar seu ponto de equilíbrio e satisfação.
Cabe apenas ressaltar: homens caracteristicamente ainda apresentam desejo aumentado frente às mulheres. Isso não diz que a “traição” está permitida para eles, mas sim que é algo que tanto eles quanto elas devem levar em consideração.
Ah, vale a pena lembrar que a maior prova de amor de uma mulher para seu homem não é o cuidado ou atenção apenas, mas sim a demonstração clara e objetiva de tem desejo sexual por ele e o acha o maior e melhor amante do mundo.
Nós homens somos muito fáceis de manipular.....
Quanto ao afeto, quando um homem expressa e sente de verdade amor por uma mulher, ele é capaz de fazer muitas coisas, inclusive conter seus desejos. Com isso não quero afirmar que se um homem ama ele não “pula a cerca”; existem muitas maneiras dele resolver seu tesão. Seja se masturbando ou tendo sexo avulso, sem importância afetiva. Outros, talvez diferentes, conseguem se manter fixos e fiéis a sua amada. São poucos, são raros, mas existem. O que não dá é que as mulheres esperem isso de todos os homens!
Quanto ao desejo sexual feminino, essa é uma outra história!!! Complexa.......

McDonald’s e Futebol são culpados por congestionamento


por MARIANA DI LELLO*

Recentemente terminei a leitura de Trafic: Why We Drive the Way We Do (Trânsito: Por que Dirigimos Desta Maneira?), de Tom Vanderbilt, que faz uma incursão no universo das pesquisas sobre o tráfego de automóveis.Traçando um panorama nunca pensado sobre questões de trânsito, o autor levanta dados curiosos, como por exemplo que as fatalidades no trânsito foram a principal causa de morte em Londres na década de 1720. Vanderbilt afirma ainda que uma pessoa demora mais a sair de uma vaga em um estacionamento se houver uma outra aguardando. E, por fim, que as mulheres são as motoristas que mais contribuem para o congestionamento.


Tudo caminhava muito bem, até eu me deparar com a última informação! O escritor, de 39 anos, sem sombra de dúvidas carrega um currículo respeitável e preparou-se muito bem para este projeto. Além do mais, foi criado no meio-oeste dos EUA, onde provavelmente acompanhou o desenvolvimento veloz do trânsito nas grandes cidades. Mas eu descobri que, atualmente, o cidadão mora no Brooklyn e quando pega no volante faz a “linha fina” dentro de um Volvo V40.
Agora eu entendo o motivo pelo qual ele cita em sua obra que um desses fatores é o status social. No estudo, ele aponta que os motoristas demoraram mais tempo para buzinar quando o carro bloqueador era um Mercedes do que quando era um Corolla. E os motoristas de Mercedes demoraram menos tempo para buzinar do que os indivíduos que dirigiam Corollas velhos. Onde sera’ que o meu Taurus se classifica?

Para explicar o porquê as mulheres contribuem para o aumento do trânsito, Vanderbilt acusa as mudanças na sociedade norte-americana. "Em 1950, as mulheres representavam 28% da força de trabalho e, atualmente, esta proporção é de 48%. Além do mais, nós passamos mais tempo levando as crianças de carro à escola, aos treinos de futebol e ao McDonald's do que fazíamos no passado, e são geralmente as mulheres que fazem tais percursos”.

“Puxa vida”, pensei eu. Quer dizer então que a piora no trânsito na terra do “Tio Sam” se deu por conta da independência feminina! Que grande sacada! Depois dessa, eu não peço mais pelo “número 1” e não assisto ao jogos de futebol...

_______________________________________________

* jornalista

Beijing, Beijing....

por TÁSSIA MIRANDA DORES*
Eu não poderia escolher outro destino que não fosse Pequim para esse primeiro texto que trará o real formato que vocês acompanharão semanalmente aqui na coluna de Viagens do JP. Conforme disse ao meu editor, estamos em plena Olimpíadas e não se fala em mais nada a não ser sobre a China e seus mistérios.

Já faz um tempo que venho pensando sobre esse lugar. O que será que existe de mais curioso nesse país que carrega tantos mistérios e nos traz lembranças de um tempo em que estudantes eram massacrados na Praça da Paz Celestial? Chega a ser curioso toda a transformação que o país passou só para sediar os Jogos Olímpicos de 2008, uma verdadeira transição entre a tradição imperial e a modernidade.
Para começar a pensar em uma viagem para lá, é preciso iniciar todas as burocracias. Os brasileiros precisam de visto de turista para conhecer o país. A documentação custa em torno de R$ 210,00 e tem duração de três meses. Você pode ter mais informações sobre os documentos necessários no Consulado Chinês em São Paulo pelo telefone (11) 3082.9877 ou pelo site http://www.consulados.com.br/consulados/china.html
Uma curiosidade interessante é que na China fala-se mandarim, cantonês, sichuanês e hakka. Dialetos extremamente diferentes entre si, o que dificulta ainda mais a compreensão dos ocidentais. Mas antes de se desesperar, saiba que o "Chinglish" também funciona por lá!
Se você pensa que chegará a Beijing e conseguirá meditar e trabalhar toda a sua espiritualidade imediatamente, cuidado! Apesar dos belos templos, a cidade é barulhenta e o trânsito é caótico. Não poderia ser diferente. São 3,5 milhões de carros circulando diariamente, com um detalhe importante: emplaca-se cerca de 1.200 carros a cada dia. A melhor solução para o turista fugir desse caos é o passeio de requixá, bicicleta que puxa uma espécie de carruagem para até dois passageiros. Pode ser um passeio divertido e que com certeza vai te tirar do trânsito que enlouquece da região. Quem já foi recomenda, mas fica uma dica: feche o preço da hora de passeio antes de subir, porque os motoristas gostam de enrolar turistas e aproveitam da dificuldade de comunicação para ganhar uns troquinhos a mais. Para ter uma idéia, uma hora no requixá custa em média 100 yuans, o equivalente a R$ 25,00. Essa é a melhor forma de desvendar os famosos hutongs, bairros de casas centenárias reunidas em torno de pátios, que abrigam remanescentes das famílias nobres e imperial.
Se quiser fazer umas comprinhas e garantir ótimas aquisições a preços competitivos, não deixe de passar pela Wangfujing Dajie. Nessa rua você encontra o que você quiser, vende-se absolutamente tudo que você imagina. Mas o ápice da viagem consumista por Pequim é a visita às feirinhas em que você também encontra de tudo, até os petiscos mais curiosos como espetinhos de escorpiões, estrelas-do-mar, grilos, centopéias, entre outras esquisitices. Aliás, a gastronomia chinesa é um show a parte. Vai muito além do rolinho primavera e do frango xadrez. Vá com a mente e o estômago preparado, caso queira realmente vivenciar a realidade local. E se quer saber, é possível mesmo comer carne de cachorro. Ui! Nem o bichano foge das experiências gastronômicas dos chineses.

A Cidade Proibida é passagem obrigatória para todos os turistas. Ir a Pequim e não visitar o maior complexo de palácios do país é o mesmo que ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. A Cidade Perdida tem 720 mil metros quadrados, cercada por muros de 10 metros de altura e aproximadamente 90 pátios. Dizem que é impressionante. Lá você pode visitar a Praça da Paz Celestial, cenário de manifestações de estudantes pela democracia que hoje recebe mochileiros, crianças, guardas, pessoas de todo o mundo. Outros pontos indispensáveis da vista pela Cidade são: o gigantesco retrato do Mao – ícone mais fotografado do país, o Parque de Beihai – ideal para dar aquela relaxada, o Templo do Céu, o Palácio do Verão e o templo tibetano do século 17, Yonghegong Lamasery.
Mesmo que as dicas de hoje sejam sobre Pequim, é impossível falar sobre China e não falar sobre o maior símbolo do país, a Muralha da China. A obra é uma das mais conhecidas do mundo e sua construção teve início em 221 a.C. para defender a China da invasão dos mongóis. O ideal é se deslocar para Badaling, que fica a 70 km de Pequim. Reserve um dia inteiro para esse passeio e se prepare para se surpreender. São incansáveis degraus, mas com certeza valerá a pena cada suspiro de cansaço.
Bom, meus queridos, eu não conheço a China, mas confesso que depois da pesquisa para escrever esse texto, me despertou um desejo louco e lutarei até contra um samurai para chegar até lá e visitar pelo menos os pontos citados nesse resuminho que elaborei para vocês hoje.

Se já quiser ir programando a sua viagem, existem vôos pela United Airlines, JAL, Air France e Air China. Se preferir ir de pacote e não arriscar o "Chinglish", procure a Latitudes (http://www.latitudes.com.br/), Queensberry (http://www.quensberry.com.br/), Interpoint(http://www.interpoint.com.br/) e a Tamoyo Internacional (http://www.tamoyo.com.br/). Há uma infinidade de operadoras que organizam roteiros para todos os gostos e bolsos. Basta fazer uma busca na net e você terá tudo que precisa para conhecer essa instigante e curiosa região.
Agora, queridos...Beijing, Beijing....Tchau, Tchau!

*Tássia Miranda Dores é jornalista
tassiamiranda@uol.com.br

Fontes de pesquisa: Revistas Minha Viagem e Viaje Mais e o site http://www.espn.com.br/

Era uma vez três criancinhas...


por LELIANE MORAES, jornalista


Normalmente quando volto do trabalho, divido o ônibus com um grupo de adolescentes barulhentos que estão indo à escola nesse mesmo horário. Portanto não posso deixar de reparar no comportamento deles, em especial das meninas, que devem estar na faixa etária de uns 13, 14 no máximo uns 15 anos. Essas garotas demonstram uma inquietude que ultrapassa o habitual justificável pela idade, tamanho o alvoroço que causam no coletivo, tanto que a viagem para os demais torna-se insuportável. São gritos e gargalhadas descontroladas, ficam em pé e abordam os transeuntes (do sexo masculino) das calçadas, dizendo palavras que eu me envergonharia de mencionar até mesmo ao meu namorado, mas elas nem se importam de dirigi-las a desconhecidos. O papo é sempre o mesmo: “Detesto estudar, vou colar do fulano, quero ficar com ciclano...”, cada vez mais cedo a preocupação fica em torno de aventuras amorosas e o esquecimento de áreas como profissão e estudo é absolutamente natural.
Tudo bem, eu concordo que adolescência é uma fase onde a irresponsabilidade é permitida e perdoada. Mas, limites impostos por pais e educadores são bem vindos, porque o jovem irresponsável de hoje será o adulto inconseqüente de amanhã. E é desde cedo que os valores éticos devem ser ensinados e aprendidos. Eu tenho uma espécie de “amizade” com uma delas, para me criar menos problemas no caso de ter que acalmá-las durante o trajeto, me aproximei dessa garota. Posso descrevê-la com uma oscilação entre doçura e agressividade, ela sorri bastante, mas é muito infeliz consigo mesma, tem atitudes incoerentes e uma impulsividade fora do controle.
Com o tempo de convivência nas viagens de ônibus, ela foi me explicando a vida dela, me confidenciando alguns atos e pedindo aconselhamento para outros. Com muito prazer, eu na minha leiga orientação psicológica, tento detalhar o que considero ser melhor à menina. Digo que ela tem que se centrar em estudos, empregar o pouco dinheiro que ela ganha, em mesadas e bicos, em coisas úteis e no que ela realmente esteja precisando ou querendo, digo também para não se deixar influenciar pela cabeça dos outros, que amizades verdadeiras são raras e que ela deve desconfiar mais do que acreditar. Isso parece ajudá-la de alguma maneira e fico feliz.
Na última semana ela me vem com uma novidade, eufórica me conta que será tia, eu parabenizo e começo a perguntar mais sobre o assunto. Trata-se de sua irmã mais nova que escondia a gravidez há seis meses usando apenas roupas bem largas. A criança grávida tem apenas 13 anos, perdeu a virgindade com 12 e o pai do bebê é um garoto de 14. Analisando esse quadro, embora não seja a primeira vez que isso aconteça e nem será a última, eu não pude deixar de refletir sobre o assunto.
Quando eu tinha 12 anos eu brincava de Barbie, me interessava por garotos, isso é óbvio, mas eu tinha uma ingenuidade invejável, que encostar na mão do meu “amado” já me saciava e me fazia delirar por uns bons meses. Não quero ser moralista e nem antiquada nesse discurso, creio que beijos, abraços e apertos de mão nunca fizeram e nem nunca farão mal a ninguém. Mas uma criança de 12 anos nem tem o corpo formado para ter uma vida sexual ativa e muito menos para gerar um bebê. O médico da irmã da minha companheira de ônibus disse que a gravidez é de alto risco, uma mulher de 13 anos de idade não tem condições físicas recomendáveis para ter uma gravidez saudável nem a ela e nem a criança.

Os pais dessa menina quiseram expulsá-la de casa no primeiro momento e, posteriormente resolveram deixá-la ficar. O pai do bebê arranjou um emprego de salário irrisório para ajudar nas despesas. A minha amiguinha me relatou que seus pais sempre foram muito rígidos e nunca permitiram que elas namorassem, o que as obrigavam fazer tudo escondido, depois da descoberta, eles ficaram muito surpresos e a reação foi colocar a filha para a fora de casa. Como quem se livra de um objeto que não serve mais, ou de um equipamento que está com problemas, a falta de juízo dessa menina é apenas o reflexo dos erros de orientação paternos, pois alguém com 12 anos não tem capacidade de discernimento. Ela até sabia bem que estava fazendo algo errado, mas não mediu as conseqüências, pois não foi devidamente orientada e sim proibida.
Ao invés de dizer não, explique as razões pelas quais não são recomendáveis tais atitudes, exemplifique conseqüências, talvez um diálogo aberto e uma relação de amizade funcionassem melhor que uma repreensão. Agora o que está feito está feito, a menina perderá anos escolares, talvez nem volte mais para a escola, nesse país onde é difícil até para os preparados, imagine para os que não possuem preparo algum, a criança que está chegando nem imagina o transtorno que está causando a seus pais, mas assim que chegar sentirá a cada dia a rejeição de sua família, principalmente de sua mãe que tentará empurrar o bebê para a avó, para recuperar a juventude roubada por sua irresponsabilidade. E o pai que crescerá e encontrará outras mulheres, quem sabe tenha outros filhos e este primeiro fique um tanto quanto esquecido no seu passado, como uma travessura de adolescente. Mas quem sou eu para tentar adivinhar o futuro dessas três crianças?

Estou gostando menos de você!

por LÚ MATOS*
Era tão bom. Como pôde se transformar em uma lembrança triste?
Porque será que toda vez que lembro da gente vem uma sensação desconfortável?
Já não consigo me sentir plena em teus braços, já não quero tanto os seus abraços!
Tenho pena...pena de tudo ter virado um caso banal!
Pena de saber que a cada dia te esqueço um pouco mais, e eu acreditava na gente! Existia uma sintonia tão boa...
Eu adorava acordar do seu lado. Hoje já não consigo mais, tenho pequenos momentos de prazer com você!
Lembro que acordava e me sentia a mais feliz das mulheres porque você me puxava pra perto e eu era uma mulher plena de amor!
E eu voltava pra casa cantando com o som do carro no último volume!
Você sabe, tanto quanto eu, que tudo aquilo que a gente viveu foi sentimento!
Eu me arrumava e me perfumava pra você. Era um prazer ficar horas no espelho tentando ser a mais perfeita e só pra te agradar!
E fui arrebatada, fui troféu, fui sua...inteira...
Ainda existem vestígios, poucos, mas eles existem, e caio ainda em tentações!
Mas já não tem sabor de quero mais...cada dia vai minando mais...e estou esquecendo você!
Fico triste nem tanto por mim, mas por você! Só alguém infeliz joga fora algo que sempre foi especial!
Só alguém confuso e perdido anda por ai de bar em bar,com um milhão de mulheres, e cultivando relações fúteis!
Penso que a tua vida não anda nada bem...o teu sorriso já é falso e ouço das pessoas que nos viam juntos que você é um ser perdido!!!
Procurei um monte de explicação pra tudo que aconteceu com a gente e não consigo achar nada em mim que possa ter destruído a emoção que era o nosso encontro!
Eu morria por ficar uma semana inteira sem te vê. Era uma saudade louca e a espera era feliz!
Hoje fico torcendo pra não te ver porque, apesar de tudo, ainda me sinto atraída por você...e você significa o acordar de mal humor, significa arrependimento!
É por tudo isso que estou matando você dentro de mim, e você é meu melhor colaborador. Você patrocina tudo!
Eu tenho que te agradecer e sentir muito por você me perder!
Eu tenho que dizer que fico torcendo por você, porque apesar de nossa história não ter vingado, não quero ver você por ai perdido!
Desejo de verdade que você consiga viver uma linda história de amor! Porque no meu entender todo ser humano deve e merece viver um amor de verdade...
Eu me acostumei mal com a vida!Só sei viver bem quando amo e sou amada...fico plena...irradio alegria!
Pra me despedir quero te agradecer os momentos felizes ao seu lado e dizer que apesar de todas as suas inseguranças, num todo, eu não me arrependo da nossa história.
Agradecer por você ter me ensinado coisas que eu não conhecia,por ter me dado ouvidos quando tive meus probleminhas!
Agradecer pelas noites maravilhosas que você me proporcionou quando seus braços me desejavam de verdade!
Dizer que você foi muito importante, dizer que desisti de nós e pedir perdão por não ter sido capaz de fazer você me amar!
E faça um favor a você mesmo, seja feliz!
Aqui me despeço com um apertinho no meu coração, mas, com a certeza de que definitivamente você não me merece!

ESPORTES - por THIAGO BASSAN

O segundo turno do Campeonato Brasileiro teve seu início no último final de semana. O melhor time paulista na competição, o Palmeiras, venceu, apesar do futebol fraco, o Coritiba, por 1 a 0, no Estádio Palestra Itália. O gol da equipe foi marcado pelo atacante Alex Mineiro. Com o resultado, o alviverde chegou aos 37 pontos, na terceira colocação. Sete pontos de distância do líder Grêmio, que tem 44. Porém, apesar da vitória, os palmeirenses terão um bom motivo para se preocuparem na seqüência do campeonato. Valdívia, grande astro do time neste ano, foi negociado com o futebol do exterior e nem disputou a partida contra o clube paranaense.

No São Paulo, a derrota para o Grêmio, por 1 a 0, no último domingo, gerou reclamações dos são-paulinos. Jogadores e a comissão técnica do clube criticaram a atuação do auxiliar Cleriston Clay Barreto, que não assinalou impedimento do atacante colombiano Perea, no gol do time gaúcho. Mesmo com o revés, o São Paulo está em quinto lugar, com 33 pontos.

O Santos empatou, na Vila Belmiro, com o Flamengo, por 2 a 2. Esse resultado fez com que a equipe santista permanecesse na zona de rebaixamento da competição, com 18 pontos, em 19º lugar. Os dois gols do Peixe foram marcados pelo atacante Kleber Pereira, artilheiro do Campeonato Brasileiro com13 gols. A partida marcou a estréia do novo treinador Márcio Fernandes. Uma cena triste, porém, chamou bastante atenção na partida. Um torcedor do time santista invadiu o camarote onde o meia Molina assistia ao jogo e acertou um soco no peito do atleta.

A Portuguesa foi derrotada pelo Figueirense, no último sábado, por 2 a 1, no Estádio Orlando Scarpelli. Assim, a Lusa permaneceu com 22 pontos, na 16ª colocação, uma posição acima da zona de rebaixamento.


Pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians segue firme na liderança da competição, com 39 pontos. O time do Parque São Jorge derrotou o América-RN por 2 a 0. Um dos gols da equipe foi marcado pelo meia Douglas, que comemorou bastante seu primeiro tento com a camisa alvinegra, ao lado da fiel torcida.

“O gol foi maravilhoso. Foi meu primeiro gol no Pacaembu e por isso me sinto muito feliz. É bom sentir o calor da torcida. Eu estava precisando fazer diante do torcedor e hoje consegui", afirmou, ao Jornal da Pompéia, nos vestiários do estádio, após a partida.


Outro time paulista que anda bem na segundona é o Santo André. O Ramalhão venceu pela quarta vez consecutiva no campeonato. Na última sexta-feira, derrotou o Paraná, por 1 a 0, gol do lateral Cicinho, e chegou aos 33 pontos, na terceira colocação.

Em quarto lugar, portanto, o último dos classificados para a primeira divisão, caso o campeonato terminasse hoje, está a Ponte Preta, que derrotou o Criciúma, por 3 a 0, no último sábado, com dois gols de Luis Ricardo. A equipe de Campinas está com 32 pontos.

O Barueri também briga para entrar no G-4. O time paulista goleou o Juventude, por 4 a 0, no último sábado, na estréia do novo treinador, Márcio Araújo, e chegou aos 30 pontos, na sexta colocação. Além da vitória, a partida teve um significado especial. O atacante Pedrão marcou seu 100º gol com a camisa do clube.

Outro time paulista que venceu na rodada foi o Bragantino. O Leão derrotou o Vila Nova, quinto colocado, por 2 a 1, e chegou aos 27 pontos, na 11ª colocação. Uma posição à frente está o São Caetano, que empatou com o vice-líder Avaí em 3 a 3. O Veterano atacante Tuta marcou dois gols. O Marília perdeu, na última sexta-feira, para o Ceará, por 3 a 2, e ficou com 23 pontos, na 14ª colocação.

EDITORIAL: PUNIÇÃO AOS TORTURADORES E PARTÍCIPES



Talvez este seja o último editorial que escrevo para o JP. Talvez. O motivo disso creio que seja bom, mas ainda é segredo.


Por falar em segredo, há tantos mistérios não revelados em momentos importantes da história do nosso país que é quase impossível calarmo-nos. Arquivos estadunidenses e brasileiros guardam a sete-chaves misteriosos documentos sobre os anos de 1964 a 1985, época negra na história pátria. Fernando Henrique Cardoso e Lula não tiveram coragem suficiente de tornar públicos papéis que revelam os segredos do golpe da mentira, datado de 1º de abril de 1964. E se atos ou omissões afrontam a dignidade da cidadania e dos direitos humanos, este veículo de comunicação não se calará, mesmo.




A questão da tortura e das mortes ocorridas na ditadura que denominamos militar é algo intragável. Tudo bem, Sr. Presidente, as vítimas da ditadura devem ser tratadas como mártires e heroínas, mas isso não significa autorizar a impunidade.




Se hoje vivemos em um Estado Democrático de Direito que permite outras penas que não a de morte, devemos a muitos dos que foram mortos, presos e torturados. Só para esclarecer, hoje a pena de morte não é possível de ser aplicada mesmo a quem, sob o manto protetor do Estado, praticou os horrendos crimes de tortura, estupro e assassinato.




Se hoje a pena de prisão não é a regra, também devemos à sensibilidade e ideal de muitos que não estão entre nós.




Bem, voltemos às penalidades possíveis que o nosso regime democrático instituiu. Ainda que os torturadores ou assassinos não venham a ser presos, devem sentar-se, sim, nos bancos dos réus. O processo, como é sabido pelos técnicos-jurídicos, tem um viés pedagógico importante para a sociedade. A sentença é educativa e serve para orientar a sociedade como um todo.




Diversos atos bárbaros foram praticados por pessoas que detinham ou achavam que possuiam o poder de fato. Esse poder, nos idos de 1964 a 1985, era quase absoluto.




Para quem não sabe, a série de ditaduras latino-americanas era uma alternativa estadunidense para barrar regimes de esquerda, populares (como os do Brasil e da Argentina) ou socialistas (como o do Chile). Era uma época frágil para os Estados Unidos, que enfrentavam fracassos em diversas frentes, onde a mais conhecida é a da baia dos Porcos. Eles precisavam evitar o avanço dos países não alinhados e daqueles com doutrina contrária aos seus interesses. A América Latina, embora não fosse relevante politicamente, deveria ser preservada como espaço pró-Estados Unidos a qualquer custo.




O Brasil foi o primeiro a ter um golpe orquestrado pela CIA, agência de espionagem internacional estadunidense, a elite econômica brasileira, Igreja e militares. Depois, espalhamos as escolas do golpe militar e das técnicas de tortura aos países próximos. Tivemos responsabilidade, sim, pela ruína da prosperidade social da América Latina nos anos de 1960 e 1970.


Antes do golpe, o Brasil despontava na música, no futebol, na intelectualidade e na educação, mas houve uma interrupção forçada em 1964 e cedemos espaço à massificação generalizada, a um nacionalismo fascista e ao pensamento único de direita.


A reação ao golpe de 1964 foi tardia no país. Talvez a esquerda não imaginasse a possibilidade da tomada de poder tão facilmente pelos reacionários. É bom que se realce que o então presidente João Goulart preferiu entregar o poder a ver um banho de sangue do povo. Não haveria resistência suficiente a barrar as pretensões das forças golpistas. Faltava apoio ao governo. À medida que atitudes contra o golpe iam se fortalecendo, as prisões às escuras e as torturas também aumentavam, a ponto de o Brasil chegar a ter um navio-cadeia, hoje copiado pelos semi-fascistas que dominam o governo Bush II.



Deixar que golpistas, oportunistas e criminosos contra os direitos humanos restem impunes é calar não apenas a cidadania e os direitos humanos, mas a própria integridade de uma nação. Um País se faz com história, história de respeito às leis e às pessoas. A impunidade instituída por decreto ou por "lei" é um crime lesa-pátria, na medida que retira de nós o sentido de nação. Não há lei que possa evitar a punição a quem pratica crimes contra a nação e a humanidade, assim como não há lei que por si só amenize as dores dos que sofreram barbaridades. Não sabemos se haverá punição aos criminosos da ditadura, mas ao menos a idéia de existir processos-crimes contra os torturadores e aqueles que asseguraram a impunidade dos mesmos é alentador não só às vítimas e seus parentes, mas a todos os brasileiros e cidadãos do mundo. É um ato pedagógico que alcança um caráter histórico.

UM FUTURO AUTORITÁRIO

por Cyro Saadeh*

O mundo caminha para um autoritarismo sem precedentes.

O puritanismo defendido por parte da população mundial; algumas pesquisas que escondem a finalidade eugênica; a prisão dos que procuram refúgio econômico; a corrida armamentista entre as grandes potências; os discursos agressivos das potências imperiais; a derrocada econômica dos países que lideraram o mundo por muito tempo; e a eleição de figuras direitistas não deixam margem a dúvidas: o mundo corre o risco de viver momentos piores do que os das décadas de 30 e 40 do século passado, quando o fascismo e o nazismo demonstravam força e assustavam o planeta inteiro.
Antes eram poucos países com economia forte que resolveram enfrentar os grandes impérios. Hoje, são os grandes impérios que estão em uma derrocada e adotam posições extremistas, tentando preservar os poderes que lhes restaram.

Não é difícil imaginar que em menos de uma década países como os Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão e outros se unam para enfrentar potências emergentes, onde se inclui o Brasil.

Hoje, os países imperialistas lutam pelo domínio da energia que propicia alavancar a indústria nacional e invadem o Afeganistão (possui uma das maiores reservas de gás do planeta) e o Iraque (segundo maior produtor de petróleo do mundo), dominam o Kwait (um dos maiores produtores de petróleo), a Arábia Saudita (maior produtora de petróleo do mundo) e ameaçam invadir o Irã (segundo maior produtor de petróleo do mundo) e fazem ameaças veladas à Venezuela.

Quando a energia não for suficiente, partirão para atacar outros países, sob outros pretextos, evidentemente. Numa última cartada enfrentarão nas armas os potenciais ameaçadores da sua hegemonia.

Não pensem que serão eles os libertadores, mas os sufocadores, aqueles que ganharam dinheiro vendendo armas a terceiros agora utilizarão dos seus artefatos para tentar a última chance de perpetuarem-se no poder. Os excessos, as teorias racistas e as mentiras estampadas na imprensa serão uma cruel realidade dos tempos vindouros.

Alguém duvida?

_______________________________________________

* jornalista

LAMPIÃO: BANDIDO OU HERÓI?

por AURIANE BRITO*

No dia 28 de julho foi lembrado os 70 anos da morte de Lampião.

Virgulino Ferreira da Silva foi um cangaceiro brasileiro que nasceu na cidade que atualmente se chama Serra Talhada, no Pernambuco, em 1900. Para vingar as mortes do pai assassinado e a mãe que morreu de desgosto, ele e o irmão entraram no bando de Sinhô Pereira quando tinha apenas 18 anos e logo foi o chefe do bando. Chegou a ter 200 bandoleiros durante décadas.
Até hoje ninguém sabe de fato se Lampião foi bandido ou herói. Muitas pessoas relatam momentos marcantes da vida dele como: o almoço na casa de uma senhora no qual ele fez um dos seus soldados comer 1 kg de sal porque o mesmo reclamou da comida sem gosto, ou outro caso que o cangaceiro cortou a língua da professora que falava mal dele.
Lampião espalhava calafrios nas pessoas que o avistava e tentava, a seu modo, pôr leis por onde passava. (Há uma música do nordestino Lenine que mostra as várias histórias sobre Lampião, se chama Candeeiro Encantado).
Lampião e seu bando eram munidos de armamentos avançados em relação a polícia da época, o que talvez tenha sido por isso que levou cerca de 10 anos para ser capturado pela polícia. O curioso é que o governo financiou o armamento de Lampião e ele mesmo utilizou isso para os combates com a própria polícia.
Em 1938, numa quinta feira em Angicos (cidade localizada em Sergipe) quando todos que acompanhavam Lampião tinham acordado depois de um fim de semana com muita cachaça e festa, a tropa que os procuravam decapitou Lampião, Maria Bonita (sua fiel companheira) e os demais membros do bando, deixando suas cabeças em exposição na frente da prefeitura de Piranhas, Alagoas, como forma de servir de exemplo para alguns poucos cangaceiros que sobreviveram ao combate.
Em 1940 foi o fim do cangaço no Nordeste com a morte do último cangaceiro sobrevivente.
Hoje, nas cidades Serra Talhada e Floresta, por exemplo, por onde Lampião passou, há uma espécie de espírito vingativo entre os moradores e motivo para várias piadas com seu nome.
Nas festas juninas, diversas quadrilhas abordam o cangaço como tema principal. Usam roupas típicas da época, policiais retratando o confronto de 1938, banda de pífanos, um casal representando Lampião e Maria Bonita que abrem a quadrilha e os demais do grupo dançando xaxado e baião. É uma forma divertida de lembrar o chamado “ciclo do cangaço” que marcou a história do Nordeste e que começou muito antes de Lampião, porém sua morte foi uma alívio para muitas pessoas e talvez por isso repercutiu em jornais nacionais e internacionais da época.
____________________________________________________________
* professora de geografia

FIQUE LINDA COMO VOCÊ QUER

por SCHISMENE FREITAS*
Meninas, essa é só pra vocês. Depois da pele de seda e dos cabelos maravilhosos, não poderia deixar de lado as dicas sobre uma maquiagem natural e elegante.

Eu não saio de casa sem estar pelo menos com uma boa base, blush, rímel e gloss. E aposto que depois da minha dica você também vá sair de casa apenas maquiada, mas aquela maquiagem como quem diz: acordei assim!
Comece escolhendo a base e, para acertar na cor, teste o produto próximo ao pescoço.
Mas, antes de aplicar a maquiagem, aplique na pele loção adstringente que ajuda a fechar os poros e a maquiagem durará mais tempo, depois passe hidratante para o seu tipo de pele.

Eu prefira bases líquidas ou cremosas que ressecam menos a pele e na hora de aplicar, e também evito espalhar a base em pontos pelo rosto, pois o produto seca rapidamente. Para espalhar melhor a base costumo usar uma esponja umedecida em água. Depois de espalhar uma fina camada de base por todo o rosto, removo o excesso com um lenço de papel.Aplico uma base mais clara que minha pele na testa, laterais do nariz, da boca e do queixo, para suavizar os traços e "iluminar" o rosto.
Para disfarçar olheiras uso um corretivo mais claro que o tom da base e com batidinhas leves vou corrigindo olheiras, espinhas e as linhas de expressão, o que sobra nos dedos passo nas orelhas. Logo depois passo o pó (sem exagero) com um pincel grande e macio.

Começo sempre a maquiagem pelos olhos. Escolho uma cor para dar um fundo. Cores escuras de sombra devem ser evitadas por quem tem olhos pequenos, pois estas diminuem os olhos. Quem tem olhos grandes deve evitar cores muito claras que aumentam os olhos. Para diminuir os olhos, passe lápis na parte interna, junto aos cílios. Para aumentá-los, passe o lápis na parte externa dos olhos junto aos cílios. Já os olhos com os cantos caídos ganham leveza com a aplicação de tons mais escuros, esfumados do canto dos olhos para cima.
Depois de passar a sombra de fundo, escolho uma cor mais clara para iluminar a parte central da pálpebra. Em seguida, passo uma sombra dourada logo abaixo das sobrancelhas e passo um tom mais claro por cima para dar mais luz ao olhar.
Para alongar os cílios, aplico o rímel e uso um curvex (um aparelho que é encaixado sobre os cílios e os deixa mais curvados). E depois mais uma camada de rímel. Adoro!!!
Meninas, aqui vale lembrar que o rímel é para ser usado apenas nos cílios superiores para deixar o olhar natural e não "carregar" a maquiagem. Estamos combinadas?!
Para não borrar os olhos, seco os cílios com secador, mantendo uma distância mínima de 15 cm, de olhos fechados e se o rímel estiver ressecado, aplico algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais algumas vezes.
Em seguida passo o delineador líquido. Para não errar o traço, encosto o pincel na raiz dos cílios e deslizo suavemente com o pincel apoiado.
Os delineadores são contra-indicados para quem tem olhos pequenos, pois os diminuem ainda mais.
A escolha certa da cor do blush também é fundamental como peles mais claras ficam bem com tons rosados e mais morenas com tons de terra ou rose mais fechados. O blush pode ser aplicado levemente no rosto todo, para finalizar a maquiagem e deixar o tom da pele uniforme. Evito marcar demais as maçãs do rosto, o blush deve ser usado apenas para colorir levemente e dar uma impressão mais saudável.
Penteio as sobrancelhas e com lápis próprio cubro as falhas. Em seguida, limpo os fios que estão fora do traçado com uma pinça.
Passo um batom cor de boca com um pincel e em seguida um gloss. Agora aqui vai uma dica que todas vocês vão amar e tenho certeza que já estão até em frente ao espelho fazendo biquinho de Angelina Jolie. Para aumentar seus lábios, desenhe o contorno natural deles com um lápis um pouco mais escuro que o batom, do lado de fora dos lábios, esfumace o traço com um pincel e aplique o batom. Use um batom mais claro e cintilante apenas na parte central dos lábios inferiores. Para diminuir os lábios, desenhe o contorno pela parte interna dos lábios, com um lápis mais claro que o batom que irá usar. Tons escuros de batom diminuem os lábios. Outra dica para o batom durar muito mais é retirar o excesso do batom com papel absorvente e passar uma camada de pó compacto e aplicar outra camada de batom, dura a noite toda e é 10!


RETIRANDO A MAQUIAGEM
Essa regrinha é básica e não vale a frase: Ahhh mas estou tão cansada ... ou com sono. Nunca esqueça de retirar bem a maquiagem antes de dormir, para que a pele respire. Para retirar o rímel passe um cotonete com demaquilante para olhos, sem esfregar. Dê preferência a usar cremes para remover a maquiagem, ao invés de óleos. Evite produtos à base de álcool, pois ressecam a pele. Se você não tiver demaquilante, pode usar um creme hidratante. Depois de passar o produto, lave com água morna o rosto para retirar o excesso.

MANTENDO SUA MAQUIAGEM
As esponjinhas e os pincéis devem ser limpos pelo menos uma vez por semana com água morna e xampu. Conservo meu lápis colocando-o na geladeira por alguns minutos antes de apontar, assim evita de quebrar a ponta no apontador.
Agora que você já sabe o básico do que fica bem em você, é só abusar das cores e mudar os olhos quando quiser, mas lembre-se: olhos carregados pedem uma boca clean e vice-versa. Arrase!
___________________________________________
* jornalista, atriz e modelo

COLUNA DE VIAGENS E TURISMO

por TÁSSIA MIRANDA DORES*

Quando meu grande amigo e editor desse site me convidou para participar de sua equipe no projeto que ele tanto sonha desde os tempos de faculdade, me senti muito lisonjeada. Não é sempre que uma pessoa tão inteligente e culta nos dá tanta confiança, não é mesmo?


Eu demorei a aceitar o convite por falta de tempo (ou seria o medo de finalmente trabalhar a minha veia jornalística em um veículo de comunicação?). Essa semana li uma frase que dizia assim: "Um homem nunca sabe do que é capaz até que o tenta fazer". Fiquei pensando nisso e percebi que hoje em dia só temos tempo para fazer nossas obrigações, e só. É nesse momento que precisamos nos concentrar e avaliar se é isso mesmo que queremos para a nossa vida.



Somos nós os donos do nosso tempo, então vamos fazê-lo valer a pena!


Bom, aqui estou eu, pronta para escrever sobre o que mais gosto de fazer na vida: Viajar.


Sou daquelas que adora conhecer novos lugares, culturas, sabores, cheiros, museus, igrejas...Tudo que é novo me atrai. No ano passado decidi que eu iria para a Europa, acompanhada ou sozinha. Era um sonho antigo, que eu carregava desde criança comigo. E se quer saber, desde os 15 anos eu guardava o dinheiro da mesada para um dia visitar alguns países da Europa. Meus pais sempre acharam bonitinho, e talvez achassem que eu esqueceria aquele sonho até conseguir a quantia necessária para realizá-lo.


A surpresa foi quando eu anunciei: "Eu finalmente vou para a Europa em Novembro de 2007". Se você que está lendo esse texto sente a mesma paixão pelo turismo como eu, sabe bem o que representa o fato de conseguir concretizar o sonho de viajar para algum lugar tão esperado. Eu já conheço alguns lugares do Brasil e dos EUA, mas o velho continente sempre foi a minha "menina dos olhos".


Além disso, eu estava indo para lá da forma que sempre sonhei, com uma mochila nas costas, um caderninho de anotações, duas calças jeans, um all star e muita expectativa em tudo que eu iria encontrar. Será que a Monalisa é mesmo tudo aquilo? A Torre Eiffel é mais bonita durante o dia ou durante a noite? Os portugueses são mesmo agressivos? Madri é a nossa São Paulo e Barcelona o nosso Rio de Janeiro? Amsterdã só tem coffeeshops? Genebra é mesmo muda? Veneza cheira mal? Roma é só o Coliseu? A pizza na Itália é diferente?


Meu roteiro não foi surpreendente. Não tanto quanto as experiências vividas por lá. Escolhi os lugares que todo viajante escolhe na primeira vez que vai para a Europa: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Suíça, Itália. Os melhores 30 dias de viagem da minha vida até agora – Espero que por pouco tempo!


Convidei algumas amigas, o namorado, o irmão. Mas não adiantava, ninguém tinha se preparado para uma viagem dessas como eu e talvez não carregassem em si o anseio de desbravar aquele lugar como eu. E quer saber? Ir sozinha foi a melhor escolha que fiz. Todo mundo ficou assustado, fui a primeira das amigas e da família a viajar para a Europa sozinha, sem ao menos saber o que encontraria por lá. Eu jamais senti medo. A sensação era na verdade de realização, ansiedade, êxtase, felicidade e talvez um pouquinho de receio do que me esperava. E tudo valeu a pena, cada sentimento, cada sensação, cada pensamento, cada centavinho gasto por lá.


As experiências dessa viagem também serão assunto dessa coluna. Além, é claro, das dicas de lugares inusitados e que estão fora do circuito turístico, documentação necessária para cada destino, opções baratas de conhecer e vivenciar os locais escolhidos por você, sites, como programar seu roteiro, notícias sobre programas de Au Pair(uma ótima maneira de conhecer os lugares sem gastar muito), curiosidades, cursos, entre tantos outros assuntos.


Espero que vocês possam curtir comigo essa coluna e que de alguma forma desenvolvam o desejo pelo turismo, pelo novo, pela experiência de vivenciar a delícia de viajar. Vamos lá?
____________________________________________________
* jornalista

Clara Charf, uma lição de vida em nome da paz!


por LELIANE MORAES, jornalista


As diversas e constantes lutas com um único objetivo em comum: a PAZ! Marcaram a vida dessa mulher que perdeu seu companheiro para seu país, na ditadura, mas não perdeu a vontade de lutar em benefício de seus próximos.

“Sou militante desde 1945 pela causa da paz, do socialismo, da justiça, contra as discriminações e pela igualdade”, foi a declaração de Clara Charf, viúva de Carlos Marighella - combatente da Ditadura na Era Vargas e do Regime Militar, dada à nossa equipe.


Devido ao seu histórico como contribuinte assídua à Paz Mundial, Clara foi convidada pela Fundação de Mulheres Suiças pela Paz a coordenar no Brasil, o projeto: “1000 Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz”. Ela diz que aceitou o convite com muita honra. E que esse projeto valoriza a vida e a luta das mulheres de todo o mundo.

A entrevistada também conta que desde que o prêmio Nobel da Paz criado, em 1901, apenas 11 mulheres o receberam. Caso as 1000 mulheres indicadas sejam premiadas será criada uma fundação de luta pela paz, tendo como base projetos dirigidos por mulheres.

Clara Charf relembra seu esposo com orgulho, citando que além de poeta, Carlos Mariguella foi um combatente que lutou até a morte por um Brasil livre e justo. “Foi um companheiro que sempre valorizou o papel e a luta das mulheres”, diz. Carlos foi assassinado em 04 de novembro de 1969, pela ditadura militar.

O projeto “1000 Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz”, de acordo com Clara, tem como objetivo enfatizar a importância do sexo feminino na sociedade, aumentando o reconhecimento da mulher em iniciativas cruciais como: respeito aos direitos humanos; desarmamento e proteção à vida.

Criado pela Fundação de Mulheres Suíças pela Paz , no início de 2003, esse projeto abrange mais de 225 países. A iniciativa da Suíça espera coletar mil nomes de mulheres que desenvolvam atividades ligadas a paz no mundo.

Os perfis das mulheres indicadas ficarão registrados em vídeos, áudios e textos. Os trabalhos serão analisados por pesquisadores de todo o mundo e utilizados em estudos referentes a conflitos e processos de paz. A entrega do prêmio será em Oslo, ano que vem. No Brasil, 31 mulheres foram indicadas e receberam apoio e incentivo de ONGs mobilizadas pelo projeto.

LÚ CITA ARNALDO JABOR

Preciso declarar aqui minha intensa paixão por Arnaldo Jabor!
Sempre sábio ao escrever sobre a alma humana, esse sim, na minha opinião, é o melhor conhecedor da alma humana!
Resolvi publicar aqui trechos do meu texto favorito!
Deliciem-se!
* LÚ MATOS é jornalista

Trechos de texto de autoria de Arnaldo Jabor:
"Sempre acho que namoro, casamento, romance tem começo, meio e fim. Como tudo na vida. (...)Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro? (...)
O outro tem o direito de não te querer. (...)
O legal é alguém que está com você por você. E vice versa. (...)
Nem todo sexo bom é para descartar... Ou se apaixonar... Ou se culpar. Enfim... quem disse que ser adulto é fácil?"

Preparem o antimofo!


por FLÁVIA GOIRIZ BUENO*



O frio está de volta!! Não sei quem o chamou, mas enfim, ele é enxerido e resolveu dar as caras de novo. E o pior, trouxe a amiga chuva. Frio + chuva = mofo. O mofo é cultivado em nossa casa, mais precisamente na cama ou no sofá, sempre com o edredom, pipoca ou chocolate por perto!

Para aqueles que adoram cultivar essa coisa verdinha (entre outras cores) e estão com medo da lei seca, a sugestão é o filme, em dvd, Poder Além da Vida com a galera ou com namorados (namorada ou namorado), que pode ter na seqüência um fondue. Aproveitem porque as panelas estão baratinhas, é só pesquisar, comprar e comer!


O título é péssimo, to sabendo. Quando me apareceram com ele fiz pouco caso, deixei de lado quase um mês, mas como não tinha nada para fazer um dia desses, resolvi cultivar o mofo na minha cama e assisti-lo. É muito bom, traz reflexões sobre o tudo e sobre o nada, “a nível de” ser humano, mas sem ser mala e démodé. E a história é bem legal, e não se vê a hora passar.

Agora, para aqueles que preferem pegar o antimofo e sair de casa, mas sem tanta violência para irem à balada, a dica, claro que continua sendo filme, é o Batman, O Cavaleiro das Trevas. A película é excelente, o Coringa está maravilhoso, espetacular! Quem for ver, repare na cena em que ele sai do hospital, hilariante. Mas, se puderem, vejam antes o Batman Begins, para relembrarem de algumas coisas que tem a ver com esta história também.

Onde assistir: o Cinemark não é minha indicação, o filme é longo e eles têm propaganda, isso mesmo, sem trailer, de uns 30 minutos, ninguém merece! Você fica sentado lá por umas três horas. Fora a sauna que fizeram, definitivamente o ar condicionado não chegou na sala deste filme ainda.

Essas são as sugestões para esses tempos de friozinho, que parece que vão continuar mais um pouco...

_____________________________________________________

* jornalista

GUERRA ÀS CAROLINAS


por MARIANA DI LELLO*
Olá, meus devotos! Aqui estou eu outra vez para a alegria da humanidade. Reconheço que estive ausente nos últimos dias, mas a Terra do Tio Sam tem me consumido o tempo! Na semana passada viajei para o estado da Carolina do Sul, que faz divisa com o da Carolina do Norte. Entre oito horas de viagem e cinco sanduíches de pasta de amendoim com geléia, finalmente cheguei ao meu destino – Myrtle Beach.



Ha' quem diga que a bendita praia se localiza na Carolina do Norte, mas, teoricamente, as águas cristalinas de Myrtle Beach banham a Carolina do Sul. Entre tantas disussões geográficas comecei a me indagar sobre o nome escolhido ao estado. Quem foi Carolina, afinal? Teria sido ela a primeira dama do litoral Sul dos Estados Unidos ou a sereia dos pescadores que navegaram na região?. Eu, particularmente, prefiro Mariana à Carolina, mas, dessa vez, ela chegou primeiro.


Se você, como eu, é fanático por doces, deve se lembrar do doce-de-Carolina, feito com recheio de doce-de-leite. Certa vez, minha mãe comprou 200 gramas do maldito doce e, logicamente, eu comi todas as calorias sozinha. Foi naquele dia que aprendi o valor da divisão... O trauma foi tamanho, que até hoje não posso ver o doce.


Para completar, eu tinha uma amiga de infância que se chamava Carolina e que sempre me pedia uma pastilha Valda na hora do recreio. Certa vez, eu nao estava nos meu melhores dias e a pequena garotinha pediu pela última unidade da latinha. Não tive dúvidas: lambi a verdinha e me certifiquei se ela ainda a queria! A partir deste dia, Carolina nao foi mais minha coleguinha de escola, graças a Deus!



Ainda assim, não consegui me livrar da Carolina. Poucos anos atrás, o cantor Seu Jorge fez uma música para uma tal de Carolina. A sorte dele, é que, no novo álbum, a música de sucesso foi intitulada Mariana. Nao poderia existir vingaça melhor. Eu sabia que ele não iria me decepcionar!
Mas, se você planeja visitar o estado e não tem problemas com nenhuma Carolina, Myrtle Beach é parada obrigatória. A praia oferece atividades para todas as idades e é cenário digno de ser apreciado. Prepare o bolso para comer um hot-dog na alta temporada, eles não custam menos de 9 dolares e não acompanham batata frita. Se, por ventura, a empolgação for maior e você se esquecer do protetor solar, não se preocupe! Existem policiais encarregados de fazer a ronda pela areia e advertir os esquecidos de plantão quando a pele já está passando pela metamorfose.




Como eu soube? Adivinha...


____________________________________________________


* jornalista